Por que investir em armazenagem vertical
Já ouviu falar em armazenagem vertical? O termo é pouco comum para quem não trabalha na área, mas já é bem conhecido por quem trabalha com diferentes tipos de armazenagem, pois muitas das empresas que oferecem o serviço de armazenamento trabalham também com a modalidade que é chamada de armazenagem vertical, pois ela pode ser aplicada em várias situações e conta com algumas vantagens diferenciadas em relação aos outros tipos de armazenagem que podem ser feitos.
Como o próprio nome deixa bem claro, a armazenagem vertical é um modo de armazenagem feito verticalmente, ou seja, é possível aproveitar melhor a altura disponível no espaço onde a armazenagem será feita, sobrando assim mais espaços horizontais, e possibilitando que um volume maior de objetos sejam armazenados num mesmo espaço, diminuindo o custo de armazenagem para o cliente que resolve contatar o serviço de uma dessas empresas especializadas nessa alternativa.
Vantagens da armazenagem vertical
Esse modelo de armazenagem vertical é mais utilizado pela indústria, pois é o setor que produz, por isso quase sempre precisa armazenar uma grande quantidade de itens de uma só vez, e ao optar por armazenar e maneira horizontal, enfrenta alguns problemas, principalmente em relação ao espaço, que acaba por parecer menor do que realmente é, e acaba ficando cheiro muito mais rapidamente do que deveria. Algumas das vantagens da armazenagem vertical, são:
- Otimização do espaço, já que armazenar as coisas empilhadas, deixa mais espaço nas laterais;
- Melhora no transitamento de funcionários no local de armazenagem, pois há mais espaço até para a circulação de pessoas;
- A melhora também atinge a qualidade de vida dos funcionários de armazenagem, pois diminui o esforço físico deles;
- O espaço que sobrará nos depósitos pode ser reaproveitado, para ampliar outros setores da empresa.
Equipamentos na armazenagem vertical
A armazenagem vertical diminui o esforço físico feito por funcionários justamente porque precisa do auxílio de máquinas para ser realizado, como é o caso das empilhadeiras. Pensando nisso, a empresa deve investir não apenas na compra desses equipamentos, mas também na contratação de profissionais que saibam operar esse tipo de maquinário e outros que forem necessários.