Conheça sobre custo de armazenagem
Custo de armazenagem é uma dúvida frequente, mas não é segredo que a armazenagem correta, inteligente e eficiente é essencial para o funcionamento de qualquer empresa, assim como seu crescimento no mercado competitivo ao lado dos concorrentes, como também na avaliação do consumidor comum, que sempre preza por qualidade.
Por outro lado, muitos donos de empresas não são bem informados sobre o assunto, ou tem receio do custo de armazenagem que terá que arcar se as coisas dentro da empresa mudarem. Afinal de contas, uma boa estruturação e reorganização dentro de uma instituição é sempre bem vinda, porém obviamente acarreta mudanças, no entanto isso não significa que seja algo ruim.
Custo de armazenagem vale a pena
Manter um produto em estoque gera gastos e custo de armazenagem. O cuidado, espaço e organização que são necessários para que o material seja bem guardado acarreta muitas vezes em prejuízo para a empresa. No custo de armazenagem, que acarreta diferentes gastos, entram diversos fatores, como por exemplo:
- Energia elétrica;
- Mão de obra;
- Água;
- Manutenções e cuidados com os produtos, materiais, etc;
- Impostos;
- Possíveis danos caso o material seja mal manuseado ou fique em “áreas de risco” dentro da empresa, entre outros.
No entanto, técnicas de logística existem para que esse custo de armazenagem não pese para o empregador, e que esses gastos sejam utilizados de forma inteligente. É necessário planejamento, pois é primordial que as coisas fluam em um armazém, e para que isso aconteça é necessário que o local seja apropriado e que o trabalho de todos seja otimizado, para a geração de lucros para a empresa.
Custo de armazenagem dita o preço final
É importante quais são os custos da produção de seus produtos, como também do armazenamento da mesma, pois os dois são gastos para sua empresa. Um produto ao chegar na loja leva os valores que custou para ser confeccionado, o que muitos esquecem é que é necessário que o custo de armazenagem também seja incluído, pois essa ação influencia, e muito, em todo o processo de vida de um produto antes de chegar às prateleiras.